O Título de Viagem Única (TVU) é um documento de viagem que é emitido em caso de emergência que pode ser requerido quando um individuo português necessita de viajar para Portugal não tendo os documentos ou os mesmos estão sem validade. No caso de viajar para Portugal com os documentos caducados, a entrada em Portugal (a cidadãos portugueses) não é negada por parte dos Serviços de Estrangeiros e Fronteiras, contudo algumas companhias aéreas podem recusar o embarque por ter o documento de identificação expirado. Recomendamos assim a que tenha consigo o TVU caso tenha o seu documento de identificação sem validade.

  O TVU é emitido com validade entre os 3 e 5 dias (incluindo sábados e domingos) permitindo assim a viagem para Portugal a fim de adquirir ou renovar os documentos. Não é possível sair de Portugal com o TVU, terá sempre de ter um documento de identificação válido (Cartão de Cidadão ou Passaporte).

  No caso dos menores filhos de pais não casados, separados ou divorciados, o TVU só é emitido na presença do menor, quando o progenitor presente consiga provar que vivem na mesma morada e caso não exista alguma oposição junto do SEF por parte do progenitor ausente. Sempre que possível, o progenitor ausente deverá preencher e enviar a seguinte autorização:  (Clique aqui). Caso o menor tenha nascido no Reino Unido, o mesmo tem de ter o registo de nascimento português completado.

  Procedimento

  Para pedir o TVU não precisa de marcação, contudo o atendimento será por ordem de chegada.

  Alertamos também que não é garantido que o documento seja emitido no próprio dia, aconselhamos que se dirija ao consulado 2 dias úteis antes da viagem a fim de obter o documento no dia seguinte, caso seja necessário. Por exemplo, se viajar numa segunda-feira é aconselhado a requerer na quinta-feira anterior a fim de garantir que tem o TVU no dia da viagem.

  Necessita dos seguintes documentos:

  • Comprovativo da viagem devidamente impresso
  • 2 fotografias a cores tipo passe
  • Comprovativo de residência no Reino Unido (não se aplica a turistas portugueses)
  • Outro documento de identificação com fotografia (se possível)

Fontes: Clique aqui e aqui

Última revisão: 1 de agosto de  2018

0
0
0
s2smodern
powered by social2s