O recenseamento militar passou a ser automático em 2007 e todos os jovens portugueses, masculinos e femininos, estão obrigados por lei a comparecer no Dia da Defesa Nacional (DDN) no ano em que completarem 18 anos de idade. O DDN consiste numa apresentação de todas as valências militares que o país dispõe para, caso o queiram (o serviço militar não é obrigatório em Portugal), os jovens poderem ingressar na carreira militar.

  No dia em que o jovem tem de comparecer ao DDN, deve dirigir-se ao ponto de encontro destinado aos jovens do seu concelho onde encontrará o meio de transporte gratuito para o local onde vai acontecer o DDN, geralmente no quartel militar mais próximo do concelho.

  Os jovens portugueses podem consultar os editais onde consta o local para o qual se devem dirigir no DDN através do site Clique aqui

  Mesmo sendo obrigatório a comparência no DDN, sujeito a coima e a ficar com a situação militar irregular (podendo assim dificultar a aceitação em cargos públicos), os jovens portugueses que residem no estrangeiro há mais de 6 meses ou que tenham nascido no estrangeiro, podem alterar a data do DDN ou até mesmo requererem dispensa para ficarem isentos da apresentação no DDN. Para requerer a alteração ou a dispensa do DDN os jovens devem comunicar ao Balcão Único da Defesa uma das seguintes opções:

  1. Requerer a marcação de uma data para cumprimento do dever militar de Comparência ao Dia da Defesa Nacional:

   Através de requerimento assinado, disponível em Clique aqui

  1. Requerer a dispensa de Comparência ao Dia da Defesa Nacional:

   Através de requerimento assinado, disponível em Clique aqui, acompanhado de documento emitido pelo posto consular da área de residência, ou em alternativa por órgão da administração publica, ou em estabelecimento de ensino da área de residência.

   Documentos aceites:

  • Documento que comprove que reside legalmente no estrangeiro com carácter permanente e contínuo, há mais de 6 meses
  • Certificado de matrícula emitido por estabelecimento de ensino
  • Contrato de Trabalho com prazo superior a 6 meses

  Para mais informações sobre o DDN consulte o site Clique aqui

Fontes: Clique aquiclique aqui e clique aqui

Última revisão: 13 de maio de 2018

0
0
0
s2smodern
powered by social2s