Como fazer o registo:

  Para se registar num centro de saúde, só terá que deslocar-se ao centro de saúde da sua área de residência e requerer um formulário para a sua inscrição. Poderá consultar que centros de saúde existem perto de si através do seguinte link (Clique aqui)

  O processo de inscrição não tem qualquer custo.

  Segundo o website da NHS, não é obrigatório mostrar qualquer documento de identificação, mas apresentar um documento deste tipo poderá ajudar na inscrição. Quando possível, apresente um dos seguintes: passaporte, certificado de nascimento, certificado HC2, documento de viagem, biometric residence permit, ARC card, ou fatura de uma das contas da casa (água, luz, gás, etc.).

  Ser-lhe-á atribuído um GP (“General Practitioner”, em português: médico de família). As consultas no centro de saúde são gratuitas.

  Deverá, posteriormente, receber uma carta em sua casa onde constará o seu número do NHS.

  Uso dos serviços online do centro de saúde:

  Após estar inscrito, poderá usar o seguinte link para verificar se o centro de saúde no qual se inscreveu possui serviços online (marcação e cancelamento de consultas, consultar algumas informações da sua ficha médica, pedido de receita de medicamentos, entre outros) (Clique aqui)

  Para ter acesso aos serviços online siga os seguintes passos:

  • Dirija-se ao centro de saúde no qual está inscrito munido de um documento de identificação com foto (exemplo: passaporte ou carta de condução) e uma prova de morada (fatura da luz ou da água, fatura do council tax, etc.) e diga que quer começar a usar os serviços online.
  • Preencha o formulário que lhe irão dar;
  • Receberá uma carta em casa com o seu username, password e instruções de log in.

  Nem todos os centros de saúde oferecem os mesmos serviços online.

  Registo de um bebé no centro de saúde:

  Se o seu/sua filho/a nasceu no Reino Unido, deverá ter-lhe sido dado o formulário FP58 emitido ao mesmo tempo que o registo de nascimento. Terá que preencher o mesmo e entregá-lo no centro de saúde.

 

Fontes: Clique aqui, aqui e aqui

 Última revisão: 3 de junho de 2018

0
0
0
s2smodern
powered by social2s