Nota: Esta secção diz respeito a veículos da categoria B. Brevemente adicionaremos detalhes e procedimentos para outras categorias.

Constituição do exame de código:

O exame de código divide-se em dois grupos:

  • Questões de escolha múltipla
  • Teste de perceção de riscos (hazard perception test).

Terá que passar em ambos para ser aprovado no exame de código.

Exceções:

Não necessitará de fazer o exame de código se:

  • Possuir uma carta de condução de carros automáticos e quiser torná-la apta a carros manuais;
  • Quiser tornar a sua carta de condução apta para conduzir com reboque.
  • Já possuir uma carta de condução de categoria B1.
  • Já possuir carta de ligeiros e quiser marcar o teste de condução para táxis.

Questões de escolha múltipla:

Terá que responder a 50 questões de escolha múltipla em 57 minutos. Algumas destas questões poderão aparecer sob o formato de estudo de caso. Ser-lhe-á dada a oportunidade de praticar algumas questões antes de iniciar o teste e terá acesso às instruções.

Após concluir as questões de escolha múltipla, poderá ter um intervalo de até 3 minutos antes do teste de perceção de riscos começar.

Suporte:

As questões de escolha múltipla de código são baseadas nos seguintes livros:

Teste de perceção de riscos:

Antes de iniciar o teste, ser-lhe-á apresentado um vídeo sobre como funciona esta parte do exame.

Este teste consistirá em 14 vídeos sobre cenários do dia-a-dia na estrada e terão pelo menos uma situação de risco/perigo em desenvolvimento (“developing hazard”) que terá de ser identificada (um dos vídeos possuirá duas situações de risco em desenvolvimento). Receberá pontos por identificar estes riscos assim que ocorram. Quanto mais rápida for a identificação, mais alta será a pontuação que receberá para cada questão (máximo de 5 pontos por cada uma). Não perderá pontos se carregar no momento errado, no entanto não receberá ponto algum se clicar continuamente ou seguindo um certo padrão de cliques.  Não poderá voltar atrás na questão.

Estas situações de risco em desenvolvimento incluem qualquer circunstância que exija uma resposta da sua parte, tal como alterar a velocidade ou direção do veículo.

Exemplo: um carro estacionado não exige qualquer ação, logo não é uma situação de risco. Mas se este mesmo carro ligar a luz indicadora de mudança de direção, vulgarmente chamado de “pisca”, para a direita e começar a dirigir-se para a estrada, terá que identificá-lo como uma situação de risco em desenvolvimento (“developing hazard”) pois o mesmo obrigá-lo-á a reduzir a velocidade do seu carro.

Suporte:

Existe um guia que poderá comprar para se preparar para este teste, o qual poderá encontrar nos seguintes formatos:

  • Online (Clique aqui);
  • App para dispositivos da Apple (Clique aqui);
  • App para dispositivos Android (Clique aqui);
  • DVD interativo (disponível em várias lojas e livrarias)

 

Preparação:

Se quiser comprar uma cópia do “highway code” (código da estrada) como forma de preparação para o seu exame de código, poderá fazê-lo online (Clique aqui) ou através de grande parte das livrarias.

Alternativamente, poderá consultar as várias regras do código da estrada através do seguinte link (Clique aqui)

Caso resida na Irlanda do Norte, por favor consulte a seguinte página web (Clique aqui)

No seguinte link também encontrará um teste de código completo para praticar (pago) (Clique aqui). Para descobrir outros produtos pagos consulte o seguinte website (Clique aqui)

Para praticar as questões de escolha múltipla poderá usar este link (gratuito) (Clique aqui) e para praticar o teste de perceção de riscos (hazard perception test) poderá usar o seguinte website (gratuito) (Clique aqui)

 Marcação do exame de código:

É necessário possuir a carta de condução provisória para fazer a marcação. Poderá fazer o teste assim que completar 17 anos (ou a partir dos 16 anos se possuir o Personal Independence Payment [PIP], para mais informações: (Clique aqui).

Terá que pagar uma quantia de £23.

Por favor siga este link para proceder à marcação do exame de código (Clique aqui)

Se viver na Irlanda do Norte terá que fazer a marcação do exame através do seguinte website: (Clique aqui)

O que levar:

Para o exame de código terá que levar a sua carta de condução provisória (se viver na Irlanda do Norte terá que levar, também, a contraparte em papel).

São proibidos itens pessoais tais como malas, telemóveis, relógios ou auriculares.

Pontuação para passar:

Para passar no exame de código, terá que obter uma pontuação mínima de:

  • Questões de escolha múltipla: 43 pontos (de 50 possíveis);
  • Teste de perceção de riscos: 44 pontos (de 75 possíveis).

Após passar o exame:

Após ser aprovado no exame, dar-lhe-ão uma carta com o número do seu certificado de aprovação. Terá que usar este número para fazer a marcação do exame de condução. Terá 2 anos para passar no exame de condução, caso contrário terá que repetir o exame de código.

Caso reprove:

Caso reprove no exame, ser-lhe-á emitida uma carta em que virá explícito as áreas onde não obteve pontos suficientes.

Terá que fazer a marcação de novo exame e repeti-lo na íntegra (esperando pelo menos 3 dias).

Dificuldades de leitura, deficiência ou problemas de saúde:

Caso tenha alguma condição de saúde, deficiência ou dificuldades de leitura (não inclui dificuldades em entender Inglês, o uso de tradutor não é permitido) que possam afetar o seu desempenho no exame de código, por favor consulte a seguinte página web: (Clique aqui)

Safe Road User Award:

O governo do Reino Unido criou o “Safe Road User Award” para recompensar jovens com atitudes proativas e positivas perante a condução, procurando que estes façam uso das estradas de forma mais segura e responsável.

Pessoas recompensadas com este prémio têm direito a um menor número de questões de escolha múltipla (e respetiva pontuação mínima para aprovação nas mesmas) no exame de código. O custo do exame de código também é menor.

Poderá consultar mais informações sobre o Safe Road User Award no seguinte link: (Clique aqui) e sobre como o mesmo afeta o exame de código neste website (Clique aqui)

 

Fontes: Clique aqui, clique aqui, clique aqui, clique aqui, clique aqui, clique aqui, clique aqui, clique aqui, clique aqui e clique aqui

Última Revisão: 26 de maio de 2018

0
0
0
s2smodern
powered by social2s